Manter a rede elétrica sem vegetação oferece um melhor fornecimento de energia e a qualidade do serviço.
A Equatorial Pará deu início, na primeira quinzena de agosto, a um novo cronograma de manutenção preventiva com foco na poda e limpeza de vegetação próxima à rede elétrica nos municípios de Canaã dos Carajás, Dom Eliseu, Itupiranga, Xinguara, Marabá, Parauapebas e Redenção. Além de prevenir acidentes, a ação reforça a segurança e garante mais qualidade no fornecimento de energia elétrica. Nessa etapa foram beneficiados cerca de 254 mil clientes.
Segundo o Executivo de Obras e Manutenção Equatorial Pará, Aloísio Faleiros, galhos em contato com a rede elétrica podem provocar diversos problemas.
“Rompimentos de cabos, avarias em elementos de rede, interrupção no serviço e até incêndios, especialmente em dias de temporais são algumas situações que podem acontecer quando se tem vegetação na rede, por isso a Equatorial realiza as limpezas preventivas, um serviço que deve ser feito somente por profissionais capacitados e nunca em dias de chuva”, esclarece.
Vale lembrar que em áreas públicas, a responsabilidade das podas é das prefeituras, por meio das secretarias de meio ambiente. No entanto, quando a vegetação toca à rede, somente a Equatorial Pará é autorizada a realizar a limpeza.
Caso o cliente perceba que a árvore está encostando na rede elétrica, é aconselhável entrar em contato com a Equatorial informando a situação. Nesses casos o atendimento pode ser feito pelo 0800 91 0196.
A distribuidora também orienta que o plantio de árvores deve seguir a regulamentação de cada cidade para evitar riscos futuros à rede elétrica.
Confira mais algumas dicas sobre podas de árvores:
• Antes de plantar, é preciso avaliar o espaço e a espécie adequada de acordo com o normativo de cada município;
• As árvores, especialmente as de médio porte, devem ser plantadas em calçadas opostas à fiação de energia;
• Vegetações de grande porte só devem ser utilizadas na arborização de praças, bosques, parques, grandes canteiros e espaços abertos, sempre observando a distância em relação à rede elétrica;
• É preciso conhecer previamente a planta para saber a necessidade e o momento da intervenção (poda), bem como as partes a serem aparadas;
• A responsabilidade da poda em residências e propriedades particulares é do proprietário e não deve ser realizada em dias de chuva, pois com o tronco e folhas molhadas há o risco de acidentes;
• Em espaços públicos, a poda deve ser solicitada à prefeitura, que enviará equipes capacitadas e autorizadas para realizar o serviço.