A Prefeitura de Marabá manifesta, com profundo lamento, o falecimento de dona Maria do Herval, mãe do secretário Mancipor Lopes, do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM).

Maria das Dores Oliveira Lopes Cruz, natural de Espinosa(MG), nascida em 04.03.1951, chegou a Marabá, casada com o bancário Herval Oliveira Lopes, em abril de 1968, sendo conhecida por todos como a Maria do Herval. Pioneira com outras mulheres, sobretudo Dona Benta, desenvolveram atividades de confeitaria para festas em geral. Depois, em sociedade, foi proprietária de um açougue, lojinha de presentes, Churrascaria Cabana e um restaurante a la carte, administradora da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e colaboradora do grupo cultural Só da Terra.
Firmou-se como enfermeira por muitos anos, na clínica do saudoso Dr. Veloso.
Assumiu posteriormente cargos públicos na Câmara Municipal de Marabá, no Hospital Municipal de Marabá – HMM, Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), por fim, colaborou no setor administrativo da Maragusa.
Caracterizada pela grandeza do coração e por servir ao próximo. Mãe dedicada, esposa serena, servidora exemplar. Deixou sete filhos.
Ana Maria Lopes Miranda.
Mancípor Oliveira Lopes.
Isabela Oliveira Lopes.
Jussiara Oliveira Lopes Cruz.
Jussinara Oliveira Lopes Cruz.
Ana Júlia Oliveira Lopes Cruz.
Ana Luíza Oliveira Lopes Cruz.

Através de uma rede social, o prefeito Toni Cunha expressou o luto ao relembrar que dona Maria era uma grande amiga, defensora e apoiadora leal a bastante tempo. “Uma perda dura, de quem lutou bravamente em face de situações difíceis de saúde”, pontuou.

Neste momento, nos unimos a família e amigos da mãe do secretário em solidariedade pela perda irreparável de dona Maria do Herval.