O deputado estadual Dirceu ten Caten (PT), de Marabá, aparece bem colocado entre os nomes cotados para compor a chapa majoritária ao governo do Pará em 2026, como possível vice da atual vice-governadora e pré-candidata, Hana Ghassan (MDB).
Parlamentar de terceiro mandato, Dirceu tem pautado sua atuação em temas como juventude, regularização fundiária e direitos das mulheres, além de propostas ligadas à cultura e à inclusão social.
Nesta semana, dois projetos de sua autoria avançaram nas comissões da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). O PL 283/2024 reconhece a prática da capoeira no Pará como esporte e manifestação cultural, estabelecendo diretrizes para incentivo por parte do governo estadual. Já a Lei Complementar nº 500/2024 cria objetivos e diretrizes para uma rede de atenção materno-infantil, com foco na redução da mortalidade infantil e no fortalecimento de políticas públicas para mães e crianças.
Ao comentar as aprovações, o deputado afirmou que o mandato busca “legislar com responsabilidade, olhar para o presente e construir o futuro do Pará”.