Hana Ghassan anuncia redução de 31% no preço das hospedagens durante a COP 30

A vice-governadora Hana Ghassan anunciou nesta sexta-feira (12) a queda média de 31% no preço das diárias de quartos e imóveis nas plataformas de aluguel por temporada durante o período da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), em Belém. “A atuação da DPE (Defensoria Pública), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Núcleo de Defesa do Consumidor e Procon, através de um trabalho conjunto, conseguiu possibilitar que houvesse redução dos valores de hospedagem, em média de 31%”, afirmou Hana Ghassan, com os dados apresentados pela plataforma Airbnb.

Veja no video, o que diz a vice-governadora

Sobre a oferta de leitos aos delegados e líderes participantes, foi feito um plano de acomodação que prioriza os negociadores da Conferência. São 2.500 quartos individuais, com tarifas fixadas entre 100 e 600 dólares. A política de hospedagem foi estruturada da seguinte forma: 15 quartos individuais por delegação foram reservados para países classificados pelas Nações Unidas como Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDs), com tarifas entre 100 e 200 dólares, e 10 quartos individuais por delegação, com tarifas entre 220 e 600 dólares, foram disponibilizados para os demais países.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Fiscalização – De acordo com a defensora pública-geral do Pará, Mônica Belém, a DPE-PA tem acompanhado de perto as ações voltadas à COP 30, com o objetivo de garantir maior participação popular. “Desde o início, o nosso foco tem sido garantir um ambiente de consumo justo e transparente em Belém durante a COP30, a fim de assegurar que todas as pessoas, especialmente os grupos mais vulneráveis, possam participar plenamente deste evento global, onde iremos discutir a emergência climática, que já é um dos principais desafios do nosso tempo”, disse a defensora pública-geral.

Segundo Mônica Belém, a plataforma “Hoteis.com”, vinculada à “Expedia”, retirou e bloqueou anúncios de hospedagens com valores excessivos para o período da COP30. “É muito importante para a nossa instituição, neste momento, alcançar esses resultados ladeada do governo do Estado e dos demais órgãos competentes, para que, nos próximos passos, possamos seguir no diálogo com as plataformas, atuar na fiscalização de práticas abusivas e na educação em direitos”, concluiu.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews