Ministério das Cidades realiza visita técnica às obras da Estação de Tratamento de Esgoto Una, em Belém

 

Com obras na reta final de conclusão, o projeto é considerado a maior ETE do Pará e vai levar tratamento de esgoto a mais de 90 mil moradores da capital paraense

 

Belém (PA) – Nesta quarta-feira (17), o Ministério das Cidades realizará visita técnica às obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, no bairro do Telégrafo, em Belém. O ministro das Cidades, Jader Filho, acompanhará de perto a evolução da obra, uma das mais importantes no contexto da COP 30 e das melhorias no saneamento da capital paraense.

 

Com investimentos de R$ 134 milhões, entre recursos do Ministério das Cidades e do Governo do Pará, a ETE Una já é a maior estação de tratamento de esgoto do estado, com capacidade para tratar até 475 litros de esgoto por segundo. O projeto está com 91% das obras concluídas.

 

Faltando menos de dois meses para a realização da COP 30, a  Conferência do Clima das Nações Unidas, um dos principais legados que ficarão para Belém é a ETE Una, que estava com a construção paralisada, mas teve suas atividades retomadas a partir da suplementação de recursos do Governo do Brasil em fevereiro deste ano.

 

Prevista para ser inaugurada antes da COP 30, a estação beneficiará 90 mil moradores de Belém com coleta e tratamento de esgoto, além de dar uma correta destinação do esgoto in natura, o qual, hoje em dia, é lançado no Rio Guamá, na Baía do Guajará e demais afluentes. Deste modo, a obra propicia um passo fundamental no cumprimento das metas de universalização do saneamento na capital paraense.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews