Será no próximo dia 30, às 14h30, a escuta pública que o Ministério Público Federal (MPF) vai realizar sobre educação antirracista e afrocentrada em Marabá (PA) e região. Toda a sociedade está convidada a participar por videoconferência, no endereço www.mpf.mp.br/pa/zoom .
Para o evento, estão sendo feitos convites específicos para a participação de representantes de instituições públicas e particulares de ensino. Além disso, estão sendo convidadas entidades e instituições indicadas por representantes do coletivo Consciência Negra em Movimento de Marabá.
Ao promover a escuta pública, o MPF busca combater o racismo estrutural, institucional e religioso, possibilitando, assim, maior efetividade das políticas públicas voltadas para assegurar e promover os direitos de um segmento populacional historicamente discriminado.
Fórum permanente – A realização da escuta pública integra uma série de iniciativas adotadas pelo MPF em parceria com organizações sociais e profissionais para a defesa de políticas públicas antirracistas e de equidade racial. Como parte dessas iniciativas, foi lançado, no início deste ano, um fórum permanente entre MPF e as organizações, para discussão e proposição de soluções.
Entre os resultados já obtidos, o MPF recomendou, aos Municípios de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, a criação urgente de conselhos da igualdade racial e a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), além de ter solicitado, a esses municípios, informações sobre os cronogramas de construção dos próximos planos plurianuais, incluindo respostas sobre datas e locais de audiências públicas e sobre como se dará a participação social.
Serviço:
Escuta pública convocada pelo MPF sobre educação antirracista e afrocentrada em Marabá (PA) e região
Data: 30 de setembro
Horário: 14h30
Local: por videoconferência, em www.mpf.mp.br/pa/zoom