A iniciativa busca conectar a forte devoção mariana dos marabaenses com ações concretas de caridade, um dos pilares da doutrina cristã e da festa nazarena
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Marabá, um dos momentos mais importantes do calendário religioso e cultural da região, está sendo marcado em 2025 por ações de forte apelo à solidariedade. Um movimento inédito, promovido pelo projeto “A Energia do Círio Iluminado de Marabá”, busca mobilizar fiéis e a população em geral para a doação de alimentos não perecíveis. Em troca, as pessoas levam camisas do projeto.
A iniciativa busca conectar a forte devoção mariana dos marabaenses com ações concretas de caridade, um dos pilares da doutrina cristã e da festa nazarena. Os alimentos arrecadados serão integralmente gerenciados pela Igreja e suas pastorais sociais, garantindo que cheguem de forma organizada e transparente às mesas de quem mais precisa em Marabá.
“A diocese já desenvolve um intenso trabalho de arrecadação e doação de alimentos durante todo o ano. Com esta ação, o que queremos é intensificar as doações e garantir que cada vez mais famílias em situação de vulnerabilidade sejam assistidas pela caridade dos fiéis”, ressaltou o coordenador geral do projeto Ruan Matheus. “Nossa Senhora de Nazaré inspira a caridade. E essa campanha permite que a energia do Círio não se limite às romarias nas ruas, mas se transforme em alimento e esperança para toda a comunidade”.
“A Energia do Círio Iluminado de Marabá” é um projeto genuinamente marabaense, assinado pela Big Produções. A iniciativa tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará.
Nas etapas anteriores, o projeto já ofereceu oficinas de pintura em telas para crianças autistas e levou as obras à exposição no Partage Shopping Marabá. Agora, concentra o ponto de troca de alimentos na Igreja Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16. E no próximo fim de semana – dias 18 e 19 – oferece pela primeira vez na história do Círio de Marabá um camarote acessível para pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
SERVIÇO
Círio de Marabá: projeto troca alimentos por camisa exclusiva
Ponto de troca: Igreja Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – Folha 16
Período de troca de alimentos: de 14 a 18 de outubro, de 8h às 12h e das 14h às 18h
(Texto: Tay Marquioro)