O tradicional Círio Fluvial de Marabá, que antecede a grande procissão do Círio de Nazaré, está confirmado para o próximo sábado, 18 de outubro, após vistoria técnica realizada pelas equipes de segurança. O evento, que reúne dezenas de embarcações em romaria pelo Rio Tocantins, foi autorizado após avaliação conjunta entre a Diretoria de Segurança do Círio, o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro.
De acordo com Walter Moraes Júnior, diretor de Segurança do Círio 2025, a inspeção foi realizada nesta semana com o objetivo de verificar as condições de navegabilidade do rio, que está com o nível mais baixo que o habitual devido ao calor intenso e à estiagem prolongada. “Fizemos os testes com o barco que conduzirá a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, e, graças a Deus, foi aprovado. Está confirmada a realização do Círio Fluvial”, informou o diretor.
A romaria terá início às 17h30, com saída do Balneário das Mangueiras, seguindo em procissão pelo Tocantins até o encontro com o Rio Itacaiunas, e retornando em seguida até a Colônia Z-30, onde será encerrada.
Walter reforçou a importância das orientações de segurança para os participantes. Todos os proprietários de embarcações devem respeitar o distanciamento entre os barcos, garantir que tripulantes e passageiros utilizem coletes salva-vidas, e evitar ultrapassagens ou manobras que possam colocar em risco a integridade dos fiéis. “Essas medidas são fundamentais para que tenhamos uma romaria segura e tranquila”, destacou.
O diretor agradeceu o apoio das instituições envolvidas e convidou a comunidade a participar do momento de fé e devoção. “Esperamos todos no próximo dia 18, para juntos celebrarmos mais uma vez o Círio Fluvial de Marabá”, concluiu.
A programação do Círio de Nazaré 2025 em Marabá segue no domingo, 19 de outubro, com a grande procissão, que reúne milhares de devotos pelas ruas da cidade, além de missas, homenagens e manifestações culturais que reafirmam a fé e a tradição do povo marabaense. (Da Redação do ZecaNews)