O projeto Alepa Itinerante – COP 30, da Assembleia Legislativa do Pará, idealizado pelo presidente da Casa, deputado Chicão, chegou a Marabá nesta terça-feira, 07, na Câmara Municipal. O evento, iniciado com uma audiência pública, reuniu deputados estaduais, vereadores, lideranças indígenas, representantes de movimentos sociais, entidades de classe e moradores, que levaram as demandas da região de Carajás ao Legislativo Estadual.

O prefeito Toni Cunha foi um dos líderes presentes e ficou até o final da sessão ordinária que aconteceu no período da tarde. Ele enalteceu a iniciativa e demonstrou estar honrado em receber a Assembleia Legislativa, do qual fez parte, agora como prefeito.

“Fui deputado até o final do ano passado por dois mandatos. É uma honra muito grande ser prefeito de Marabá e receber a Assembleia Legislativa na nossa cidade, ouvindo as demandas do nosso povo, dando voz ao cidadão. O estado tem dimensões continentais. A gente parabeniza o Presidente Chicão, todos os deputados estaduais, por virem em Marabá ouvir o nosso povo para construir as soluções que a nossa cidade, que o nosso estado precisa para que nosso povo tenha uma qualidade de vida”, pontuou o gestor.

O deputado estadual Francisco das Chagas (Chicão), presidente da Assembleia Legislativa, explica que a iniciativa serve para que as demandas da população sejam ouvidas e encaminhadas ao governo. “A Assembleia encaminha demanda, é a voz do povo, justamente para apresentar as soluções junto ao governo. O que nós vamos fazer é encaminhar e pressionar politicamente para que os problemas sejam resolvidos”.

O vereador Marcos Andrade relata que vários grupos foram fazer suas reivindicações e que ele também levará algumas solicitações. “Hoje nós temos o pessoal da UEPA, solicitando que a sede seja em Marabá; temos aqui os movimentos sociais, que estão pedindo as suas reivindicações e a Câmara está apoiando todo esse movimento. E eu quero tratar aqui sobre a questão do derrocamento do Lourenção, quero tratar também a questão principalmente desses pedágios que estão sendo feitos entre Marabá e Belém, que é uma coisa absurda que está nos distanciando ainda mais da nossa capital”, argumentou.

Os grupos culturais também se fizeram presentes na audiência pública, como o boi bumbá Flor do Campo, que levou um bom número de representantes sob a liderança do organizador da agremiação, o senhor José Rodrigues, o Zé do Boi, que pediu por mais apoio para o setor.

“Precisamos de apoio para a nossa comunidade folclórica. A gente está com um projeto com outras pessoas. E essa reivindicação que a gente está pedindo, buscando, porque o setor é muito rico de cultura, mas é pouco assistido”, frisa.

Na sessão ordinária, realizada no período da tarde, vários projetos foram votados e aprovados pelos parlamentares. Além da aprovação das matérias, a sessão em Marabá também marcou a destinação de R$ 1,170 milhão em emendas parlamentares para a Liga Cultural de Marabá, como gesto de valorização da cultura local. O recurso foi resultado da união dos deputados, que assinaram coletivamente a iniciativa.

Durante todo o dia, o projeto Alepa Itinerante ofereceu serviços de cidadania, como emissão de documentos, assessoria jurídica e atendimentos médicos.

Ao final da sessão, o presidente Chicão reforçou que o Alepa Itinerante é um projeto criado para fortalecer a presença do Legislativo nas diferentes regiões do Pará. “Estamos aqui para ouvir a população, votar projetos que têm impacto direto no cotidiano e aproximar a Casa das demandas de cada município. Marabá é um polo estratégico, e por isso a Alepa precisa estar presente de forma ativa”, destacou.