Nova ferrovia visa ampliar o escoamento de grãos, minérios e combustíveis até o complexo portuário de Vila do Conde.

O governo federal concluiu o estudo de viabilidade técnica e ambiental que define o traçado final da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), um dos projetos mais aguardados pelo setor logístico e portuário da Região Norte. A nova rota pretende criar um corredor ferroviário independente da Estrada de Ferro Carajás (EFC), controlada pela Vale, e ampliar o escoamento de grãos, minérios e combustíveis até o complexo portuário de Vila do Conde.

A minuta do edital da concessão será enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) nos próximos meses, e o leilão está previsto para 2026, segundo o Ministério dos Transportes.

O novo trecho da Norte-Sul terá 535 quilômetros de extensão, cortando 12 municípios, dois no Maranhão (Açailândia e Itinga) e dez no Pará, incluindo Dom Eliseu, Paragominas, Tomé-Açu, Tailândia, Moju, Abaetetuba e Barcarena. A escolha considerou o trajeto economicamente mais viável e com menor impacto ambiental.

Com informações: Folha de São Paulo

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