Operação Círio: Velha Marabá terá desligamento programado da rede elétrica nesta terça, 14

 

A Equatorial Pará montou um plano de operação para o 45º Círio de Marabá, com o objetivo de garantir qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica, além do rápido restabelecimento do sistema em casos inesperados de falta de fornecimento do serviço durante toda a programação do Círio, que deve reunir cerca de 300 mil fiéis, nos dias 18 e 19 de outubro nas ruas de Marabá.

Como ação preventiva, nos dias 18 e 19 de setembro os profissionais da Distribuidora inspecionaram os circuitos localizados ao longo do percurso da 45ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A segunda parte do cronograma da Operação Círio será realizada hoje, dia 14 de outubro, com um desligamento programado em algumas ruas do núcleo Marabá Pioneira.

Segundo o executivo de manutenção da Equatorial Pará, Aloisio Faleiros, a ação tem como principal objetivo atuar antecipadamente evitando qualquer situação que cause interrupção no fornecimento.

“O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a maior festa do povo católico no Pará, e a parceria com a Equatorial se dá de modo efetivo durante toda a quadra nazarena. Para atuar com qualidade, fizemos antecipadamente as vistorias, e o segundo momento será das manutenções que irão permitir que as equipes realizem os serviços de reforço da rede com segurança, garantindo mais confiabilidade no fornecimento de energia”, destacou.

Entre os serviços que serão realizados estão a troca de elementos de redes como isoladores, cruzetas e chave-fusível, além da retirada de anomalias da rede, como por exemplo galhos de árvores. Nos dias da Trasladação e da grande romaria do Círio de Nazaré, a empresa vai contar com equipes em pontos estratégicos ao longo de todo o percurso.

Orientações de segurança

A Equatorial Pará destaca a importância da segurança com a rede para que acidentes graves e até fatais sejam evitados. Nesse período é comum as homenagens à Nossa Senhora e o principal risco é em relação aos papéis metálicos que as pessoas costumam soltar na hora das romarias. Como o material possui condutividade elétrica, quando em contato com a rede, pode resultar em curtos-circuitos. Recomenda-se optar por papel que não contenha nenhum componente metálico em sua composição.

Soltar balões com gás hélio próximos à rede elétrica também é um sinal de alerta. Também é preciso ter cuidado com os fogos de artifício. O recomendado é utilizá-los o mais longe possível da rede de energia e adotando as orientações de segurança do fabricante dos fogos. Outra situação importante é em relação às ligações clandestinas. Além de ser crime, utilizar “gatos” coloca em risco a vida das pessoas.

“Essas ações, embora pareçam inofensivas, podem gerar curtos-circuitos, danos à rede e até colocar vidas em perigo. É essencial que a população tenha consciência e celebre com segurança, longe das estruturas elétricas”, destaca Ancelmo Carvalho, líder de serviços emergenciais da Equatorial Pará.

Confira o desligamento programado

Data: 14 de outubro

Núcleo: Marabá Pioneira

Horário: das 14h30 às 16h30

Ruas Noberto de Melo; Samuel Monção e Moisés Júnior.

Travessas Três de Outubro e Plácido de Castro.

Patrocínio cultural

Reconhecida pelo Governo do Pará como a maior incentivadora de iniciativas culturais do Estado pelo quinto ano consecutivo, a Equatorial Pará patrocina, pelo segundo ano consecutivo, o Círio de Marabá. Nesta edição o apoio está voltado para o projeto “A Energia do Círio Iluminado de Marabá”. A iniciativa une fé, arte, cultura e inclusão, reforçando o compromisso da distribuidora com a valorização da cultura paraense.

Com planejamento técnico e apoio cultural, a Equatorial Pará reafirma sua missão de garantir energia segura para que o povo possa celebrar com ainda mais qualidade a tradição do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo. (Texto: Belém Meira/ Ascom Equatorial)

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews