Há mais de 15 anos, a SINOBRAS vem contribuindo para o desenvolvimento do estado do Pará, com respeito ao meio ambiente e, principalmente, às pessoas. Um dos investimentos realizados pelo Grupo Aço Cearense — do qual a siderúrgica faz parte — é o projeto Crescer, que oferece treinamentos de formação profissional à comunidade.
Nesta edição, o projeto está com processo seletivo aberto para a capacitação gratuita de Operador(a) de Trefila. A iniciativa é voltada para jovens e adultos residentes em Marabá e regiões próximas, que possuam ensino médio completo. As vagas são limitadas e as inscrições seguem até o dia 20 de outubro.
Fruto da parceria entre a SINOBRAS e o SENAI de Marabá, o curso reforça o compromisso da empresa com a qualificação profissional e o desenvolvimento local. Os interessados devem comparecer à sede do SENAI de Marabá, localizada na Folha 31, Quadra Especial, Lote Especial, s/n – Nova Marabá (PA), no horário das 8h às 11h e das 13h às 21h, levando os seguintes documentos: CPF, RG, certificado de reservista (para homens), laudo médico (para PCD, se aplicável) e comprovante de escolaridade.
As disciplinas serão ministradas por facilitadores do SENAI, e as aulas acontecerão nos ambientes pedagógicos da instituição. Ao final da formação, os alunos participarão de um treinamento prático na SINOBRAS, onde poderão conhecer de perto o processo produtivo da siderúrgica.
Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão, com carga horária de 260 horas, distribuídas ao longo de três meses. A formação terá início em 03/11/2025 e será concluída em 13/02/2026.
Sobre a SINOBRAS
A SINOBRAS, empresa do Grupo Aço Cearense, está localizada em Marabá, na região sudeste do estado do Pará. A siderúrgica produz aços longos e passou por uma fase de expansão, o que duplicou sua capacidade produtiva. O projeto compreendeu a instalação da Laminação 2, com capacidade de produção de 850 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina e spooler e uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da produtora de aço e propiciar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual é sócia como autoprodutora.
A SINOBRAS Florestal, outra empresa do Grupo Aço Cearense, é fornecedora de redutor bioenergético para a produção de aço da SINOBRAS e possui ativos próprios de plantio de eucalipto, com uma área com mais de 48 mil hectares, com propriedades distribuídas nos municípios de São Bento do Tocantins, Araguatins e Ananás (TO). A empresa está em processo de expansão para garantir autossustentabilidade na produção e atender à demanda da SINOBRAS. Recentemente, concluiu a construção de 20 novos fornos retangulares, elevando sua capacidade produtiva para 18 mil m.d.c/mês. Agora, são 48 fornos em plena operação, em um projeto que envolve alto padrão de segurança e qualidade.