MPEduc Visita Escolas de Itupiranga (PA) e Revela Contrastes na Infraestrutura

 

O Ministério Público Federal (MPF), através do programa MPEduc, realizou visitas a escolas em Itupiranga, Pará, nos dias 27 e 28 de [Mês]. As inspeções revelaram disparidades significativas na infraestrutura, merenda escolar, transporte e inclusão.

Principais Descobertas:

– Infraestrutura: A condição das escolas varia muito, desde unidades reformadas até aquelas em estado precário.

– Escolas como Anísio Teixeira (tábuas, chão de terra, sem energia) e Vale do Tocantins (madeira, sem água potável) foram identificadas como as mais precárias.

– Outras operam em locais improvisados, como refeitórios de igrejas ou salas adaptadas em pátios.

– Merenda Escolar: Preocupações generalizadas sobre a qualidade nutricional, variedade e armazenamento inadequado dos alimentos.

– A falta de refrigeração em algumas escolas força o armazenamento de perecíveis em residências.

– Transporte Escolar: Problemas sérios, especialmente na zona rural, onde crianças precisam caminhar longas distâncias.

– Educação Inclusiva: Atendimento inconsistente a alunos com deficiência, com casos de exclusão devido à falta de recursos.

Avaliação e Ações Propostas:

Procuradoras da República ressaltaram a necessidade de reavaliar escolas anexas de pequeno porte e priorizar o transporte escolar. Foi defendida uma merenda mais nutritiva, com produtos da agricultura familiar.

Declaração do Prefeito Wagno Godoy:

O prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy, considerou a visita do MPEduc “extremamente importante, porque se soma à melhoria da qualidade da educação no município”. Ele explicou que a iniciativa “vai mostrar o que nós podemos fazer para melhorar o que chega na ponta, lá no aluno, no pai do aluno, para que a comunidade escolar se sinta melhor e se sinta contemplada dentro das políticas públicas voltadas para a educação.”

Considerações Finais:

A visita do MPEduc destaca a necessidade urgente de melhorias nas escolas de Itupiranga, abordando desde a infraestrutura até a qualidade da merenda e do transporte escolar, garantindo assim uma educação mais inclusiva e equitativa para todos os alunos.

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