CRM-PA VISTORIA HOSPITAIS DE MARABÁ E CONSTATA IRREGULARIDADES; PREFEITURA APONTA AVANÇOS NA SAÚDE

A fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) em hospitais de Marabá constatou uma série de irregularidades, conforme informações divulgadas após vistorias realizadas em meio a denúncias de pacientes e cobranças por melhorias no atendimento à população local.

A prefeitura de Marabá, por meio de nota de esclarecimento, abordou o tema e ressaltou os avanços implementados na gestão atual do sistema público de saúde do município.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARABÁ

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que recebeu as comunicações referentes às constatações da vistoria realizada pelo CRM-PA e que as análises dos relatórios estão em andamento, com o compromisso de seguir todos os trâmites legais para sanar eventuais pontos apontados.

A gestão pontua que tem trabalhado intensamente para reparar anos de ineficiência em relação aos investimentos estruturais e de equipamentos. No início de 2025, iniciou-se a construção do novo Pronto-Socorro, que permitirá a ampliação de 26 leitos adultos e 14 pediátricos, e a obra encontra-se em fase de acabamento.

Além disso, a nova Unidade de Cuidados Especiais (UCE) foi ampliada em 100%, passando a contar com 10 leitos, e houve ampliação de salas administrativas, leitos clínicos e salas cirúrgicas, garantindo maior capacidade de internação e procedimentos.

Em 2025, foram realizados 136.007 atendimentos no Pronto Atendimento e Pronto-Socorro, um acréscimo de 32% em comparação ao ano anterior. Foram registradas 5.217 internações (aumento de 3%), 3.960 procedimentos cirúrgicos (aumento de 6%) e 17.005 tomografias (aumento de 10%).

No Hospital Materno-Infantil (HMI), foi implementado o Banco de Leite e a Agência Transfusional. As obras de reforma e adequação do HMI iniciaram-se no mês de janeiro, e a construção de uma Casa de Parto está prevista para o primeiro trimestre deste ano, sempre respeitando os ritos legais e burocráticos de licitações públicas.

Mais de R$ 8 milhões foram investidos em tecnologia e equipamentos modernos, como tomógrafo, aparelho de ressonância magnética (em parceria com a Justiça do Trabalho, previsto para o 1º semestre de 2026), arco cirúrgico, ultrassonógrafos, focos cirúrgicos, aparelhos de anestesia e mobiliário hospitalar, entre outros itens.

Neste mês de janeiro, foi publicado edital com mais de 1.700 profissionais convocados para reforçar as equipes, principalmente no Pronto-Socorro. Na Atenção Primária, houve ampliação da cobertura com médicos em todas as unidades, realidade antes inexistente.

A SMS ressalta que fiscalizações são bem-vindas como instrumento de aprimoramento das ações e projetos. Em relação a informações equivocadamente divulgadas anteriormente, esclarece que não faltam respiradores, não há gestantes fora do prazo de curetagem, e que a saúde de Marabá está sob gestão firme, responsável e comprometida com a reestruturação do sistema público.

Os documentos do CRM-PA serão analisados com todo o cuidado necessário, com respostas cabíveis a quaisquer contestações e implementação de melhorias solicitadas, seguindo as normas legais.

Secretaria Municipal de Saúde de Marabá
Prefeitura Municipal de Marabá.

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews