Lula passa por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta (30)

O presidente deixou o hospital e foi para a residência oficial, onde deve permanecer em repouso e em observação pela equipe médica

O presidente Lula passou nesta sexta-feira (30) por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, em Brasília. Em 2020, ele operou o olho direito pelo mesmo motivo. O presidente chegou ao hospital por volta das 7h30. Segundo o Palácio do Planalto, a cirurgia foi bem-sucedida.
A catarata surge quando o cristalino, a lente natural dos olhos, fica opaca. Os principais sintomas são visão embaçada e visualização de cores mais amareladas. A doença acontece principalmente por conta do envelhecimento, mas também pode ser provocada pela exposição excessiva ao sol. A catarata é a causa mais comum de cegueira no mundo.
Na cirurgia, o ‘cristalino’ que ficou opaco é removido e no lugar é implantada uma lente que devolve a visão normal ao paciente. Em 2020, o presidente fez a mesma cirurgia no olho direito e desde que assumiu o terceiro mandato, Lula já passou por uma cirurgia no quadril, em 2023, e por uma drenagem de um coágulo cerebral formado depois de uma queda, em 2024.
O presidente deixou o hospital ainda pela manhã e foi para a residência oficial da Granja do Torto, onde deve permanecer em repouso e em observação pela equipe médica, durante o fim de semana. A recuperação é rápida. Lula deve retomar as atividades na segunda-feira (2).

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews