Prefeito Toni Cunha anunciará reajuste para professores de Marabá, que não será inferior ao federal e retroagirá a janeiro de 2026

Durante a posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Marabá, o prefeito Toni Cunha adiantou que em breve fará o anúncio oficial de um reajuste salarial para os professores da rede municipal. O percentual do aumento não será menor que o apresentado pelo Governo Federal, e o benefício retroagirá até janeiro de 2026.

De acordo com informações oficiais, o Governo Federal estabeleceu reajustes que variam de 13,3% a 31,2% até 2026 para docentes federais, além de uma reestruturação da carreira que beneficia especialmente quem está no início da trajetória profissional. Já o piso nacional do magistério teve um aumento de 6,27% em janeiro de 2025, conforme a Lei Federal nº 11.738/2008.

No que se refere ao quadro de profissionais da educação em Marabá, o atual governo destaca que o processo seletivo foi realizado em conformidade com a legislação vigente, com transparência e correção. Recentemente, a Secretaria Municipal de Educação abriu o Processo Seletivo Seriado 02/2025 para contratação de professores temporários, seguindo as normas estabelecidas pela Constituição Federal, Lei Federal 8.745/93 e leis municipais específicas.

A expectativa é que o anúncio detalhado do reajuste seja feito nos próximos dias, com a apresentação do projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para aprovação.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews