Defesa Civil: Prefeitura presta atendimento às famílias atingidas pelas cheias

Defesa Civil de Marabá está mobilizada no atendimento às famílias atingidas pela cheia dos rios. Nas últimas 36 horas o nível do rio Tocantins subiu, em média, 15 centímetros por dia, chegando nesta terça-feira (9), a 10,54 metros. Até o momento 201 famílias foram atingidas, sendo 156 desalojadas e 45 encontram-se em abrigos.

 

 

 

 

 

 

De acordo com Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil de Marabá, o trabalho de atendimento às famílias está acontecendo desde quando a cota do rio Tocantins atingiu os 10 metros na régua fluviométrica, chegando no nível de alerta. 27 famílias, que estão no abrigo da Obra Kolping, no bairro de Belo Horizonte, estão recebendo apoio pela Defesa Civil desde a semana passada.

“Nós estamos com 7 caminhões atendendo as famílias, sendo 4 da prefeitura, 2 do Exército e 1 do Corpo de Bombeiros. Estamos com pessoal trabalhando transportando os móveis das residências e já estamos com duas equipes em campo fazendo todo levantamento das famílias. Somente ontem [segunda-feira] realizamos 40 mudanças e vamos continuar atendendo todas as famílias que forem atingidas”, explicou Milhomem.

Uma equipe da Secretaria de Obras está trabalhando na manutenção dos abrigos como cobertura, limpeza, colocação dos banheiros químicos e fornecimento de água potável. E a Secretaria de Assistência Social está realizando o cadastro das famílias e a distribuição de cestas básicas. De acordo com Jairo Milhomem, já existem abrigos, além dos que estão na Obra Kolping, no bairro Santa Rosa e na entrada da Marabá Pioneira, todos recebendo serviços da prefeitura.

“O nosso Plano de Contingência vem sendo executado dentro do planejado, o rio Tocantins hoje está com 10,54 metros e o Itacaiúnas está estabilizado. Segundo a Eletronorte vai haver um pequeno aumento ainda, mas a previsão é que o nível dos rios se estabilize”, disse.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews