No Dia do Ciclista, presidente da UCM exige mais respeito de motoristas e motociclistas

Transcorre hoje, 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista. Sobre o assunto o Zeca News ouviu o presidente da União dos Ciclistas de Marabá (UCM), Manoel Edinaldo de Sousa. Em primeiro lugar ele se congratulou com todos os ciclistas pela importante data.

Depois, Edinaldo de Sousa falou sobre os desafios que os ciclistas de Marabá enfrentam diariamente nas recém-criadas ciclofaixas, uma conquista da UCM, segundo ele conseguida com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Lazer (Semel), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).

“Uma das nossas preocupações é com a segurança na ciclovia”, disse ele, lembrando que, em Belém, recentemente, um ciclista foi vítima fatal do desrespeito de condutores com o espaço das ciclofaixas.

O presidente da UCM teme que o mesmo possa acontecer em Marabá, haja vista que nos horários pico, motoristas e motociclistas não respeitam a ciclovia e invadem o espaço dos ciclistas. Ele solicita maior fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do DMTU, a fim de coibir esse desrespeito.

“Eu não sei como foi feita a formação desses condutores, já que é lei o respeito ao ciclista que trafega pela ciclofaixa. É inaceitável continuar com essa situação, correndo risco de morte a qualquer momento”, protesta ele.

Em breve, segundo Edinaldo de Sousa, mais uma ciclofaixa será entregue aos ciclistas de Marabá, pela prefeitura, por meio da Semel: irá da rotatória da Verdes Mares até a entrada da Velha Marabá, pela Avenida Transmangueiras.

“Quando essa for entregue outras continuarão a ser instaladas. A administração municipal está nos dando atenção a isso e essa esperança. É preciso caminhar nesse sentido. Em breve também teremos um cicloponto nas proximidades da Tratorpeças ou Tratorauto e um ponto de encontro exclusivo para ciclistas próximo ao Hemopa”, anunciou ele.

O presidente da UCM disse ainda que outra ação necessária nas ciclofaixas é a limpeza, uma vez que, carros que invadem a faixa, muitos já com pneus desgastados, deixam pedaços de arame na ciclo faixa e estes acabam furando os pneus das bicicletas.

Ele também aconselha os colegas ciclistas que trafegam devagar pela faixa, que o façam pela direita, deixando a esquerda para os que estão com mais pressa, a fim de evitar acidentes envolvendo as bicicletas e causando lesões aos ciclistas.

Edinaldo de Sousa lembra aos colegas ciclistas que o equipamento de segurança é fundamental: capacete, farol dianteiro e piscas traseiros não devem faltar. E faz uma advertência: “O bom ciclista é aquele que não usa fone de ouvido. Com o fone, ele não consegue ouvir os barulhos em volta, como o de uma buzina, e sofrer um acidente”.

“Nesse dia 19 de agosto poderíamos estar comemorando bem mais. O ciclista só quer respeito e limpeza na via. Nós cuidamos uns dos outros. Mesmo assim estamos avançando, com apoio da Semel e outros órgãos. Nos congratulamos com outros grupos de ciclistas como Borimbora, Pedal na Veia, Ciclistas de Marabá, Pipoqueiros, Parceiros do Pedal e muitos outros grupos, todos os grupos de ciclistas dessa  cidade. O nosso intuito é a união. Unidos nós somos mais fortes”, concluiu.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews