A pesquisa foi divulgada no início desta quinta-feira (25).
quinta-feira (25) começou agitada com a divulgação de nova pesquisa para as eleições de 2022, que tem o Primeiro turno marcado para o dia 02 de outubro deste ano.
A pesquisa publicada pela Exame/Ideia mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto contra 36% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os números são do levantamento estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados.
Em seguida vem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 9%. Simone Tebet (MDB) marcou 4%. Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D’Avila (Novo) empatam em 1%, seguidos por Léo Péricles (UP), 0,2%. Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União), Roberto Jefferson (PTB) e Constituinte Eymael (DC) aparecem no fim com 0,1% cada.
Brancos e nulos são 2%. Não sabem 3%. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%
Em relação à última pesquisa, a diferença entre Lula e Bolsonaro variou de 11 para 8 pontos percentuais, na margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada por telefone entre 19 e 24 de agosto em todo o Brasil. Foram ouvidas 1,5 mil pessoas. A pesquisa foi encomendada pela Revista Exame.
Já na esquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula vem em primeiro com 33% seguido de Bolsonaro com 30%. Em terceiro vem Ciro Gomes com 3% e Simone Tebet com 2%. Pablo Marçal tem 0,4%. Vera Lúcia, Sofia Manzano, Felipe A’Davila e Sofia Thronicke somam 0,1%. Os outros candidatos completam 0,2%.
Brancos e nulos são 7%. Não sabem em quem votar 24%.
Os que não votam em ninguém, em branco ou nulo são 7%. Os que não sabem pontuam 24%.