A reunião contou com a presença da presidente do Tribunal e sua equipe, dos juízes, juízas, das chefas e chefes de cartório da região Sul e Sudeste do Pará.
O Ciclo de Reuniões de Treinamentos Eleitorais 2022 promovido pelo TRE do Pará começou por Marabá, no dia 15, no Fórum Eleitoral do município. O encerramento do ciclo ocorreu no dia 19 de agosto e reuniu a presidente do Tribunal, Luzia Nadja Guimarães Nascimento, e sua equipe, e o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que participou de forma online, e as juízas e os juízes e chefes de cartórios da região sul e sudeste paraense, com o objetivo de repassar informações atualizadas sobre as Eleições Gerais 2022.
A presidente do Tribunal aproveitou o momento para abordar assunto importantes e atuais referentes às eleições. “Estamos vivenciando um momento diferente em relação às questões que estamos passando agora. Temos certeza da segurança das urnas. E todas essas coisas tem nos feito ir até os eleitores falar sobre o papel da Justiça Eleitoral, sendo sempre o mais transparentes possível”, disse.
A primeira palestra do dia foi do secretário de Planejamento do TRE, Sandro Borges, que falou sobre o Planejamento Integrado das Eleições 2022 (PIE 2022) e Metas de Totalização. Sobre o primeiro tema, ele destacou que “todos os pedidos encaminhados para o PIE foram identificados assim como as soluções e quando elas não podiam ser resolvidos, foram apontadas outras propostas”, ressaltou.
A secretária de Gestão de Pessoas, Sabrina Bittencourt, discorreu sobre o Treinamento de Mesárias (os), onde citou algumas novidades das próximas eleições. “Uma delas será a inspeção periódica da cabina que não deve nunca interromper o eleitor”, informou. O membro do Grupo de Mesárias e Mesários, Ricardo Serruya, falou sobre Benefícios de Alimentação das mesmas (os).
Os Suprimentos de Fundo foram tema do secretário de Orçamento, Finanças e Contabilidade do TRE, Edson Cruz. Já o assunto Segurança das Eleições: Ações e Procedimentos ficou a cargo do chefe de Gabinete da Polícia Judicial, Alexandre Santos. O coronel Chaves, subcomandante do Comando de Policiamento Regional II, também abordou o assunto.
A programação da manhã se encerrou com a palestra da assessora da Ouvidoria do TRE, Valéria Fonteles, que falou sobre o aplicativo Pardal e Disque Denúncia.
À tarde, o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, fez uma participação online na qual destacou a produção de materiais recentes sobre propaganda preparados pela Corregedoria do TRE. “Produzimos a Cartilha da Propaganda Eleitoral que está disponível na forma física e online no site do Tribunal que aborda vários tipos de propaganda, de comitês, altofalantes, brindes e pesquisa eleitoral, entre outros.
Além disso, fizemos um Guia de Propaganda Eleitoral com os principais pontos sobre esse assunto e que poderá ser consultado sempre que necessário”, disse.
O diretor geral do TRE do Pará, Felipe Brito, falou sobre As Eleições no Pará: Novidades, Desafios e Soluções, na qual abordou entre outros assuntos, do horário de encerramento das eleições, necessidade de fazer o treinamento de mesarios , pontos de transmissão e da Auditoria da Urna Eletrônica, entre outros assuntos.
Após a pausa para o almoço, a programação reiniciou com a palestra da coordenadora de Comunicação Institucional do TRE, Renata Ferreira, que falou sobre Estratégias de Comunicação para uma Divulgação Eficaz, Ágil e Qualificada. Em seguida, foi a vez do coordenador da Comissão de Combate à Desinformação, Elder Goltzman, que falou sobre Desinformação nas Eleições.
Um dos temas que despertou bastante interesse foi Poder de Polícia, Propaganda Eleitoral e Orientações Gerais proferido pela secretária da Corregedoria, Nathalie Castro, pela assistente da assessoria jurídica da Corregedoria, Fernanda Sousa, e pela coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Jurídicos, Rosiane Martinelli.
A secretária de Administração, Herika Sodré, discorreu sobre Contratações de Apoio e Materiais de Consumo. Logo depois, foi a vez do secretário de Tecnologia da Informação, Alessandro Cruz, abordar os assuntos: Logística e Orientações Contratuais;m, Técnicos de Eleição, GT Ponto, Comunicação Satelital, Jeconnect e Apuração para Transmissão de Dados e contou com o apoio do servidor Alcides Júnior para falar sobre contratos.