Em entrevista à Rádio Senado nesta quarta-feira (10), o Senador Beto Faro (PT-PA) foi direto: empresas instaladas no Brasil que usufruem de incentivos tributários podem ver o fim desses privilégios caso decidam levar seus investimentos para fora. O alvo imediato são companhias que buscam nos Estados Unidos um refúgio contra o chamado tarifaço.
Isso é o que um Projeto de Lei, apresentado pelo parlamentar paraense no início deste mês, prevê em seu texto. O corte ao acesso a benefícios fiscais e medidas mitigatórias de quem utiliza a estratégia de transferir recursos para o exterior como forma de escapar das barreiras comerciais unilaterais impostas ao Brasil. A proposta já foi protocolado e aguarda despacho da Mesa Diretora para iniciar a tramitação.
A lógica de Beto Faro é clara: se a empresa aproveita o mercado brasileiro, mas transfere capital para se blindar de medidas externas, não deve continuar recebendo vantagens aqui dentro. A justificativa política embute um recado econômico, trata-se de proteger a base de arrecadação nacional e o desenvolvimento local diante de um cenário global de tensões comerciais.
*Ascom Senador Beto Faro*
*Brasília*