Nessa quarta (1º/10), o presidente Lula deu aval para o Ministério dos Transportes avançar com projeto para facilitar o acesso a CNH
(Zeca Ribeiro/Agência Câmara/Reprodução
Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/cnh-sem-autoescola-governo-lula-aprova-e-medida-sera-submetida-a-consulta-publica/
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para que o Ministério dos Transportes avance com proposta que visa facilitar o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, o governo inicia, nesta quinta-feira (2/10), consulta pública para que a população envie sugestões e contribuições sobre o texto.
A ideia do governo é acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obter a CNH. A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil e depois seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nesse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões.
Como participar?
- Faça o seu cadastro no Participa + Brasil;
- Acesse a consulta desejada;
- Clique no parágrafo que deseja comentar ou no item;
- Envie a sua contribuição;
- Após enviar a sugestão, esta será avaliada pelo órgão, neste caso o Ministério do Transporte.
- O Planalto entende que a proposta marca o primeiro passo para colocar novo modelo de formação de condutores, que busca reduzir custos e ampliar o acesso à habitação em todo o país.
A estimativa do Ministério do Trabalho é que, sem a obrigatoriedade, o custo da carteira para as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio) poderá ficar até 80% mais barato.
- Sites egundo a proposta, o conteúdo teórico poderá ser ofertado de forma presencial nos centros de formação de condutores, por ensino a distância em empresas credenciadas ou, em formato digital, oferecido pela Senatran.